Para que serve o treinamento NR-33?

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Agência Conteúdo em

Você já ouviu falar na NR-33? Ela é responsável por fazer toda a regulamentação de empresas e empregadores que lidam com funcionários em espaços confinados. Confira algumas informações úteis sobre a norma:

O que se configura um espaço confinado na NR-33?

É considerado um espaço confinado aquele ambiente que é pequeno e possui entradas e saídas muito limitadas para os que a utilizarão. Outras características são a pouca quantidade de oxigênio e ventilação disponíveis, tornando o ambiente mais propício a apresentar riscos ao trabalhador.

Quais cuidados precisam ser tomados em relação aos trabalhadores nesses espaços

Como já deu para perceber, é provável que esse tipo de ambiente não seja muito seguro. Por isso, é muito importante que só se trabalhe dentro dele caso não houver outra alternativa.

Em outras palavras, são necessários alguns cuidados especiais nesses locais. Primeiramente, precisa-se ter um atestado de saúde ocupacional e realizar exames médicos, a fim de que não aconteçam acidentes. Além disso é vital que os trabalhadores façam seus serviços em equipe e nunca sozinhos, recebendo um treinamento adequado para isso.

Qual a função dos treinamentos

Justamente tornar todos os envolvidos no trabalho mais cientes das técnicas de segurança contra acidentes, incêndios ou até asfixias, que podem ocorrer dentro de espaços tão apertados como esses. Também é importante para fazer a identificação de possíveis riscos e preveni-los.

Quais são algumas das responsabilidades dos empregadores em relação a esses espaços?

Todo empregador deve:

  • Prover treinamento necessário para os trabalhadores envolvidos
  • Indicar um responsável técnico para identificar como estão as condições do espaço
  • Demonstrar quais riscos estão implícitos no espaço confinado
  • Colocar as medidas de segurança e saúde do trabalho em prática
  • Dar equipamentos de segurança de qualidade a todos os trabalhadores

Para mais informações sobre a NR-33, entre em contato com nossa equipe nos comentários ou na aba de contato em nosso site! Teremos o maior prazer em conversar com você.

Agência Conteúdo

Agência Digital em Recife

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário