PPRA em segurança do trabalho

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Otniel Barbosa em

A segurança do trabalho possui uma série de programas e normas reguladoras. Cada uma delas visa auxiliar os colaboradores a terem um ambiente de atuação mais seguro a cada dia.

Existem diversos nomes e siglas com diferentes enfoques e, para tirar as suas dúvidas, hoje vamos falar sobre uma delas: a PPRA.

O que é PPRA em segurança do trabalho?

O PPRA é uma sigla usada em segurança do trabalho que significa: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O que veio a sua mente ao ler esse nome? Provavelmente algo relacionado ao meio ambiente ou preservação da natureza, não é? No entanto, no PPRA o sentido não é esse! Esse programa tem relação com a proteção do trabalhador no seu local de trabalho!

Ou seja, o PPRA diz respeito ao ambiente em que o trabalhador exerce sua função e se ele é seguro ou não. Além do local em si, o documento do PPRA também traz informações sobre a segurança dos trabalhadores. Isso envolve a saúde deles e os dados da medicina do trabalho.

A partir disso são observados os possíveis riscos e desenvolvidos diagnósticos de monitoramento nesses ambientes para evitar futuros problemas ou até mesmo acidentes.

Que empresas precisam fazer o PPRA?

O PPRA é tão importante que precisa ser elaborado por todas as empresas. Sendo assim, não importa o seu tamanho ou número de trabalhadores. Até mesmo aquelas que possuem apenas um ou dois funcionários em seu quadro precisam fazer o programa.

Quem é responsável pelo documento é o dono da empresa. Após procurar fazer o documento, é importante que ele guarde o mesmo em segurança. Todos os anos é preciso renovar o PPRA para ficar de acordo com as normas do governo.

A Labore Consultoria é especializada em segurança do trabalho e pode ajudar você com toda a elaboração do PPRA. Entre em contato com a gente e teremos o maior prazer em atendê-lo: 81 3494.0518 | 81 98646.6440 ou clique aqui para falar agora com nosso consultor.

Outros textos que você pode gostar:

PPRA ou PCMAT

O que são doenças ocupacionais?

Otniel Barbosa

Diretor da Labore Consultoria. Licenciado em Física pela UFRPE, Master Coach Integral Sistêmico pela FEBRACIS especialista em Desenvolvimento de Empresas e Carreiras, Técnico Em Segurança e Saúde do Trabalho pela ETFPE com 30 anos de atuação no mercado, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Especialista em eSocial, atualmente cursa Engenharia Ambietnal.

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário