Entenda a relação entre segurança e saúde no trabalho

Compartilhar:

Sua equipe mais produtiva e segura com os serviços Labore SMS
22 de julho de 2019
Conheça os Treinamentos Labore SMS
15 de setembro de 2019

Entenda a relação entre segurança e saúde no trabalho

Construction engineer office working desk

A Labore Consultoria oferece ao mercado uma solução que busca garantir as melhores condições de trabalho para sua equipe, unindo a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Se você conhece um pouco do nosso trabalho, sabe que segurança e saúde no trabalho estão interligadas, pois atuam diretamente no trabalho da equipe. Na prática, essa relação pode ser traduzida pela proteção e a promoção do bem-estar para a qualidade de vida da equipe no ambiente de trabalho.

Além disso, ambas são igualmente reguladas pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, o que significa que todas as empresas devem estar atentas as regras para se manter na legalidade.

Segurança no trabalho

Para entender melhor a relação entre os diferentes, mas relacionados, conceitos, vamos explicar ambos. Primeiro, segurança no trabalho. Quando falamos em segurança, estamos nos referindo às medidas que devem ser adotadas para se preservar o bem-estar do trabalhador e proteger a sua vida.

A segurança tem natureza preventiva, com atribuições como analisar, orientar e decidir sobre segurança no trabalho, que são restritas ao Engenheiro de Segurança do Trabalho e ao Técnico em Segurança do Trabalho.

Um ponto importante é o principal documento para a elaboração de medidas de segurança da empresa: o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais — PPRA, instrumento valioso para a segurança no ambiente laboral.

Outro aparato que ajuda na manutenção da segurança no ambiente de trabalho é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA), que deve ser ativa no ambiente de trabalho, com reuniões frequentes para promover a segurança dos colaboradores.

Saúde no trabalho

Agora, vamos partir para o segundo conceito: a saúde. Esta está diretamente relacionada às possíveis doenças ocupacionais e profissionais. Além disso, ela também condiz com a preservação da qualidade de vida do trabalhador.

Para regulamentar essas medidas, temos o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, o mais importante instrumento para a manutenção da saúde no trabalho. Ele é de elaboração e implementação obrigatória para todas as empresas.

Unindo os conceitos, percebemos que segurança e saúde no trabalho atuam juntas e se complementam, isso para garantir um ambiente profissional melhor, mais seguro e mais saudável. Vale lembrar que o descumprimento das Normas Regulamentadoras – NRs de segurança e saúde no trabalho por parte do empregador acarreta uma série de consequências.

Sua empresa deve garantir a presença de Técnicos de Segurança do Trabalho, psicólogos, médicos e enfermeiros, além de investir na comunicação entre equipes e da CIPA com sua equipe de trabalhadores.

Precisa de ajuda para organizar esses conceitos na estrutura da sua empresa? A Labore SMS está sempre à disposição. Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.