A Labore ajuda a sua empresa a tirar a licença ambiental

Compartilhar:

Você conhece o Programa 5S?
29 de maio de 2019

A Labore ajuda a sua empresa a tirar a licença ambiental

Esse conteúdo é bastante importante porque para abrir uma empresa é necessária a apresentação de alguns documentos, sendo um deles é a licença ambiental. Entretanto, por falta de conhecimento ou desatenção dos gestores, muitos estabelecimentos não cumprem com essa obrigação. Resultado? Punição.

Primeiro, é preciso entender do que se trata o licenciamento ambiental. Este é um documento obrigatório pelo poder público, e é através dele é feito o controle ambiental. A emissão do licenciamento ambiental é feita por meio de um órgão relacionado ao setor.

O procedimento de tirar o licenciamento autoriza a abertura e implantação da empresa, além de servir para fiscalizar suas atividades. Se o estabelecimento apresentar potencial poluidor ao meio ambiente precisa conseguir a licença.

As empresas que devem buscar o licenciamento e ter sempre esse documento atualizado em caso de inspeções e fiscalizações são negócios que envolvem: Extração e tratamento de minerais, Indústria de produtos minerais e não metálicos, Indústria metalúrgica, Indústria mecânica, Indústria de material elétrico, eletrônico e comunicações, Indústria de material de transporte, Indústria de madeira, Indústria de papel e celulose, Indústria de borracha, Indústria de couros e peles, Indústria química, Indústria de produtos de matéria plástica, Indústria têxtil, de vestuário, calçados e artefatos, Indústria de produtos alimentares e bebidas, Indústria de fumo, Indústrias diversas (produção de concreto, asfalto e galvanoplastia), Obras civis, Serviços de utilidades, Transporte, terminais e depósitos, Atividades diversas (parcelamento de solo e polo industrial), Atividades agropecuárias, Uso de recursos naturais.

Existem três etapas para emissão do licenciamento ambiental: a licença prévia, autorizado na fase preliminar do planejamento da empresa e válido por quatro anos; a licença de instalação, que dá aval à implantação da empresa, a instalação do empreendimento deve seguir o planejamento inicial e esse documento dura seis anos; a licença de operação, nessa etapa o empreendimento está liberado para executar as atividades e oferecer serviços ao mercado, precisando ser renovada de quatro a seis anos.

A Labore SMS pode ajudar a sua empresa neste processo de regularização e emissão do licenciamento. Quer saber mais sobre o nosso serviço e consultoria? Acesse nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.