Compartilhar:
Categorias:
Publicado por Agência Conteúdo em
Exames ocupacionais precisam fazer parte do planejamento de uma empresa. Afinal, é preciso entender, acima de tudo, que os colaboradores não são máquinas, mas sim seres humanos.
Mas, quando é preciso solicitar esses exames? E quais motivos levam uma empresa a fazer tal solicitação? Vamos responder essas e outras perguntas a seguir. Boa leitura!
Quando uma empresa deve solicitar exames ocupacionais?
Não existe uma resposta precisa para isto, visto que existe uma boa variedade de exames e, por lei, todos são obrigatórios. Para que fique claro quando um colaborador do seu time precisa realizar um desses exames ocupacionais, separamos, abaixo, os cinco tipos diferentes existentes.
Exame Admissional
Este é o exame mais comum realizado pelas empresas, devendo ser feito antes do colaborador iniciar suas atividades na companhia. O prazo para sua realização é entre 2 dias até uma semana após a contratação.
Este exame procura avaliar e descobrir se a pessoa possui problemas e restrições devido a algum evento passado, além de identificar a aptidão para que o individuo possa iniciar suas atividades.
Exame Demissional
O exame demissional é obrigatório para qualquer colaborador que for desligado de uma empresa.
Diferente do admissional, ele pode ser feito no mesmo dia ou alguns dias após a sua demissão. Este exame busca descobrir se houve algum dano ao individuo durante suas tarefas realizadas dentro da empresa.
Exame periódico
O exame periódico ocorre de tempos em tempos, a depender da função que o contratado exerce na empresa. O objetivo é identificar se a pessoa continua apta a desempenhar suas funções. As regras para determinar o tempo necessário entre os exames são as seguintes:
- atividades de alto risco: realizado a cada seis meses;
- atividade de médio risco (colaborador menor de 18 anos, acima de 45 anos ou que porte doenças crônicas): realizado a cada um ano;
- atividades de baixo risco (trabalhador que esteja entre a faixa etária de 18 a 45 anos e não possua doenças: realizado a cada dois anos.
Lembrando que estes prazos podem mudar dependendo da avaliação clínica do médico.
Exame de realocação de função
Colaboradores que mudaram de função precisam fazer o exame de realocação, a fim de assegurar que está apto a realizar as novas atividades.
Exames ocupacionais de retorno ao trabalho
Os integrantes que tenham se afastado por mais de 30 dias precisam passar pelo exame de retorno ao trabalho. Este busca atestar se o colaborador esta apto a retornar suas atividades.
Agora ficou claro como funcionam os exames ocupacionais e quando eles devem ser feitos? Estes precisam estar devidamente regulamentados, e precisam ser levados em conta durante o planejamento estratégico da sua empresa.
Está precisando de ajuda com os exames ocupacionais dos seus colaboradores? Ou com a parte estratégica do seu negócio? Então entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer para te ajudar!



Ainda não tem comentários neste post