Compartilhar:
Categorias:
Publicado por Agência Conteúdo em
Quando empresas não enxergam a importância de investir em medidas de segurança, os trabalhadores ficam expostos a riscos que afetam sua qualidade de vida. Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, no ano de 2014 foram registrados mais de 700 mil acidentes de trabalho no território brasileiro.
Ainda segundo essa pesquisa, grande parte dos acidentes de trabalho, quase 60%, poderiam ter sido evitados pela simples implementação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Assim, prover a segurança no ambiente de trabalho é obrigação do empregador.
Então, quais seriam os prismas pelos quais pode ser analisada a importância da segurança do trabalho? Confira nesse artigo!
Prisma operacional – Do ponto de vista operacional, a primeira necessidade é o cumprimento da legislação responsável, regida pelas Normas Regulamentadoras. O descumprimento pode gerar multa à empresa e até suspensão das atividades. Além disso, esse prisma engloba também a economia de recursos, já que não será necessário arcar com custos de afastamento de funcionários por doenças ocupacionais.
Prisma social – Analisando a segurança do trabalho por esse panorama, a segurança dos funcionários está fortemente relacionada à responsabilidade social e imagem corporativa da empresa. Com o benefício de trazer impacto positivo para a marca, o cuidado com a segurança da equipe é refletida no próprio ambiente e pode ser motivo de atração para clientes que tem tomam essa preocupação como fator decisório.
Ainda tem dúvidas de que a segurança do trabalho da sua empresa é fator de extrema importância para o andamento dos trabalhos? Serviços de qualidade para ajudar a fortalecer o seu negócio você encontra com a Labore Consultoria!
Ainda não tem comentários neste post