Como implantar segurança do trabalho em uma pequena empresa?

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Publicado por Agência Conteúdo em

A segurança do trabalho é uma área importantíssima para empresas, não importa o porte delas. Seja grande, média, pequena ou micro, é necessário ter cuidado com essa questão para agir de acordo com a lei e trazer mais saúde para todos os colaboradores envolvidos na organização.

Se você quer saber como implantar a segurança do trabalho em sua empresa, fique ligado nessas dicas bem simples:

1º passo – Entenda o que sua empresa faz

Você vai trabalhar com todos os conceitos de segurança do trabalho de acordo com as atividades que estão envolvidas na sua empresa. Para fazer isso, procure primeiro quais são as atividades desenvolvidas dentro desse ambiente. Atividades em altura, em espaços confinados, entre outras, são alguns exemplos.

Passe a fazer o acompanhamento de cada uma dessas áreas diariamente, demonstrando a preocupação com todos os funcionários, com as normas regulamentadores e equipamentos necessários. Faça reuniões para discutir as normas de segurança com certa periodicidade (DDS).

2º passo – Identifique se há riscos

Identifique quais riscos você pode encontrar no ambiente, se colocando no lugar dos seus colaboradores. Aproveite para enfatizar a importância das prevenções e dos equipamentos de segurança para cada funcionário.

Também passe a fiscalizar se todos estão usando os seus EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e fale sempre da importância de todos eles no dia a dia dos funcionários.

3º passo – Seja prático e efetivo

Depois de passar toda essa parte teórica inicial, é hora de partir para a prática! Forneça treinamentos para sua equipe com profissionais especializados. Eles serão importantíssimos na preparação de cada um e no dia a dia de trabalho dos funcionários. Veja regularmente se estão existindo riscos ou surgindo novos problemas, para ter tudo no controle.

O que pode ajudar muito a você manter sua empresa da melhor forma é o auxílio de uma consultoria em segurança do trabalho! Nós da Labore Consultoria, atuamos com excelência na satisfação e tranquilidade do cliente, promovendo a sustentabilidade do meio-ambiente.

Agência Conteúdo

Agência Digital em Recife

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3 Comentários

  1. hugo disse:

    Como identificar os riscos em um escritório?
    Que riscos posso encontrar?

    • Prezado Hugo.
      Para identificar os riscos em um escritório, como em qualquer outra empresa, você deve elaborar o PPRA (programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
      Para ler mais sobre PPRA leia nosso artigo Entendendo o PPRA

    • Prezado Hugo.
      Para identificar os riscos em um escritório, como em qualquer outra empresa, elabore o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
      Em geral em escritórios não encontramos riscos como ruido, substâncias químicas etc, porem encontraremos riscos ergonômicos com muita frequência.
      Estes riscos ergonômicos são responsável hoje pela grande maioria de incapacidades e afastamentos ao trabalho registrados pelo INSS
      Leia mais sobre PPRA em nosso artigo ENTENDENDO E CONHECENDO MELHOR O PPRA.

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