O que é DDS e como fazer em sua empresa

Compartilhar:

Categorias:

Tags:, , , ,

Publicado por Otniel Barbosa em

 

Você sabe o que significa a sigla DDS?

Diálogo Diário de Segurança esse é o significado da sigla DDS . Mas o que de fato são esses diálogos.

Em linhas gerais é uma palestra de curta duração que visa conscientiza os trabalhadores sobre algum tema específico.

Reunião de DDS

QUAL A DURAÇÃO DAS REUNIÕES?

O Diálogo de Segurança é uma reunião realizada na empresa com curta duração, em muitos lugares ele dura um tempo entre 10 e 15 minutos. Assim percebe-se que o Diálogo De Segurança é algo que não interfere na rotina de trabalho ou que uma vez introduzido na programação de trabalho pode ser realizado sem sacrifício de outras atividades.

O QUE FALAR NO DIÁLOGO DE SEGURANÇA?

Os temas tratados nos Diálogos de Segurança são necessariamente assuntos relacionados com aspectos de Segurança e Saúde Trabalho (SST). Existem temas que são comuns a qualquer organização como por exemplo Ordem e Limpeza, como prevenir acidentes no Lar, Estatísticas de Acidentes etc. Pesquise na internet por temas relacionados com o cotidiano de sua empresa. Uma boa forma de escolher os temas para o DDS é observar o que está acontecendo dentro da empresa, ou mesmo conversar com os colaboradores e pedir sugestões de temas.

Aproveitar um visitante que possa falar sobre algo relevante ou mesmo trazer um convidado para um DDS especial é sempre uma boa ideia.

A reunião deve ser feita sempre antes do início das atividades diárias com a presença de todos os colabores da empresa em um clima de cooperação e respeito.

QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE ESSA FERRAMENTA PODE TRAZER

Além de informar os colaboradores sobre os riscos existentes no local de trabalho o DDS também promove uma maior integração entre as equipes o que colabora com uma elevação da produtividade e redução d número de acidentes do trabalho.

Podemos citar alguns benefícios que os Diálogos de Segurança podem trazer para sua empresa

  • Atendimento de requisitos legais de SST pois a NR-01 diz que o empregador dever informar os trabalhadores dos riscos existentes no local do trabalho.
  • Melhor integração entre os colaboradores
  • Promoção de um estado de alerta quanto a segurança e saúde do trabalho
  • Atendimento de requisitos legais de SST
  • Informar os colaboradores sobre normas de segurança adotadas pela empresa
  • Maior comprometimento dos colabores com a SST

Reunião de DDS no local de trabalho

ALGUMAS DICAS

A CIPA ou designado da CIPA pode ser um grande aliado da empresa na realização dos Diálogos de segurança

  • Incentive a participação de todos
  • Faça o DDS ser rápido e objetivo. Um tempo entre 10 a 15 em geral é mais que suficiente
  • Use uma linguagem simples, clara, que todos possam entender e evite o uso de jargões
  • Utilize exemplos do dia a dia para ilustrar os temas de seu Diálogo
  • Faça o DDS sempre próximo dos locais de trabalho. Fazer o DDS por equipe ou setor é uma boa estratégia para gerar engajamento dos colaboradores.
  • Sempre que possível, ao final de um DDS, divulgue o tema e o responsável pela próxima reunião.
  • Deixe um tempo, no final, para perguntas e debates mas fique de olho no relógio para não prolongar o DDS.

FAÇA O REGISTO

Faça uma de presença para registrar a participação de todos os que assistiram a reunião. Nessa ata você deve indicar o tema, o palestrante, a data, a duração em minutos e o local de realização.

Você pode clicar na imagem abaixo e baixar um modelo de ata para DDS.

Ata de DDS

Em muitas empresas onde ainda não existe uma cultura de segurança suficientemente discriminada implanta o DDS é uma tarefa desafiadora. Uma sugestão é iniciar com Diálogos de Segurança semanais e aos poucos ir aumentando a frequência até transforma-lo num verdadeiro DDS – Diálogo Diário de Segurança.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o tema deixe sua pergunta abaixo nos comentários ou entre em contato com a LABORE CONSULTORIA.

Divulgue esse artigo em suas redes sócias e ajudemos a implantar nas empresas uma verdadeira cultura de SST.

Um forte abraço e até o próximo post.

Otniel Barbosa

Diretor da Labore Consultoria. Licenciado em Física pela UFRPE, Master Coach Integral Sistêmico pela FEBRACIS especialista em Desenvolvimento de Empresas e Carreiras, Técnico Em Segurança e Saúde do Trabalho pela ETFPE com 30 anos de atuação no mercado, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Especialista em eSocial, atualmente cursa Engenharia Ambietnal.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Jean Carlos Pereira regalo disse:

    Interessante eu não tinha essa informação do que se tratava de uma DDS, trabalho na área de segurança privada onde o posto que trabalho há uma certa falta de entretenimento entre os colaboradores, acredito eu que se colocarmos está informações em prática teremos resultado.

Deixe o seu comentário