Compartilhar:
Categorias:
Publicado por Otniel Barbosa em
O eSocial chegou, não é mais um projeto. Está aí, batendo na sua porta. Então, o que fazer?
Corra na direção certa

largada para o eSocial
Decidimos escrever esse post pois verificamos que muitos de nossos clientes, ainda não foram adequadamente alertados por seus contadores ou escritórios contábeis sobre a implantação do eSocial.
Por este motivo, queremos compartilhar as mesmas recomendações que temos dados aos nossos clientes, que já estão fazendo essa implantação.
Essa não é uma boa notícia para o time de empreendedores que apostou o tempo todo em mais um adiamento. Porem se você está nesse grupo e não fez nada até agora.
Esse post é para você.
Nós vamos orienta-lo em tudo que for preciso para implantar esse projeto em sua empresa ou condomínio. Dessa maneira você escaparádas pesadas multas destinadas aqueles que deixarem de se enquadrar.
Sendo assim, veja as 3 ações que você deve implementar ontem para adequar-ser ao eSocial.
Primeiro Ação
Não caia na pegadinha do faseamento.
Se você é um MEI, micro ou pequeno empresário, ou sindico de condomínio que fatura anualmente até R$ 4,8 milhões por ano não caia na pegadinha do eSocial. O comitê diretivo do projeto tornou obrigatório o ingresso dessas empresas, MEI e condomínios apenas em novembro de 2018 por meio da resolução 04/2018, toda via isso não é um bom negócio.
Portanto é melhor seguir as fases.

Etapas e fases do eSocial
Na primeira fase:
Vai de 16 de julho a 31 de agosto de 2018 e nela são enviados apenas a informações referentes ao empregador. Para o MEI que possui empregado que decidir aderir ao projeto junto com as demais empresas do grupo não há o que fazer pois todos os dados serão preenchidos automaticamente pelo sistema. Portanto fica a pergunta: Vale apenar adiar?
Na segunda fase:
Ocorrerá nos meses de setembro e outubro e nela serão informados os dados referentes aos empregados. Assim sendo essa fase será muito desafiadora.
Na terceira fase:
Será implementada nos dois últimos meses do ano e nela será feito o fechamento da folha de pagamento nas plataformas do eSocial. Assim, para essa fase todos os gargalos, que indicamos abaixo, deverão estar sanados.

Fases na 2ª etapa do eSocial
Vale lembra que o MEI, micros e pequenas empresas e condomínios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões que decidirem entrar no eSocial apenas em novembro de 2018 terão apenas dois meses para fazer tudo que as demais empresas fizeram em seis meses de implantação do projeto seguindo o cronograma original. Portanto repetimos a pergunta: Será um bom negócio adiar o inicio da implantação?
Por isso dizemos:
Não caia na pegadinha do eSocial
Segunda Ação
Se você ainda não fez nada. Corra, pois, ainda dá tempo de escapar das multas.
Entendo as fases de implantação que descrevemos acima, você pode ler mais sobre o faseamento do eSocial em nosso post O eSocial está chegando, monte um plano de ação que contemple todas as ações necessárias. Seu contador, que dever estar super antenado com o eSocial, poderá montar esse plano de ação rapidamente. Desta manira tudo será bem mais fácil.
Abaixo indicamos os principais gargalos que vários micro e pequenos empresários, que já iniciaram sua jornada de adequação, encontraram. Afinal de contas o eSocial já está rodando e não temos que inventar a roda.
Principais gargalos para implantação:
- Verifique se seu contador ou escritório contábil possui um software adaptado as necessidade do ambiente da RFB. Pergunte pelo nome do programa e faça uma pesquisa na internet sobre o mesmo. Só que se você descobrir que seu contador ou escritório contábil não tem um sistema adequado ao eSocial pense seriamente em subsumi-lo.
- Faça a qualificação funcional de todos os seus funcionários. Sem essa qualificação não é possível enviar os dados do funcionário ao ambiente do eSocial.
- Ajuste o fechamento da folha para o último dia do mês e faça uma programação previa de férias. Com o eSocial não é possível enviar nenhum evento com data retroativa por isso é preciso fazer essa programação.
- Inicie os ajustes necessário para adequação de sua empresa ou condomínio à legislação de Segurança e Saúde do Trabalho. Essas informações somente serão requeridas em janeiro de 2019 porem está sendo considerada pelo próprio comitê gestor do eSocial como o maior desafio para sua implantação. Neste caso a decisão mais acertada é contratar uma Empresa de Consultoria em SST e iniciar o quanto antes a elaboração dos Programas, documentos, planos e treinamentos que se fazem necessários.
Entenda melhor a legislação de SST baixando nosso e-book: Legislação de SST para empreendedores.
Então, aqui na LABORE CONSUTORIA estamos nos preparando para orienta-lo desde 2016 quando se começou a falar mais intensamente em eSocial e já tivemos muitos erros e acertos nesse processo. Por essa razão temos podemos dizer:
Estamos prontos.

Labore Consultoria
Terceira ação
Deixe de esperar por um adiamento do eSocial e aja.
Tire do papel tudo que foi planejado, tenha foco no que deve ser feito e passe para o time dos MEI com empregados, micros e pequenos empresários e síndicos que conseguirão ter sucesso no grande projeto que é a implantação desse projeto pois esse é seu lugar.
Veja o que grandes jornais estão dizendo sobre o impacto desse projetos em condomínios
Então este post realmente lhe alertou sobre a urgência do eSocial?
Qual seu aprendizado?
Quais decisões você tomou?
Deixe abaixo seus comentários e dúvidas. Assim teremos o maior prazer em orienta-lo.
Ainda não tem comentários neste post