O que é FAP e como ele afeta as empresas?

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Agência Conteúdo em

Você sabe o que é FAP? Esta sigla está relacionada à aposentadoria dos funcionários de uma empresa. Entretanto, ela é uma contribuição específica, que tem relação com acidentes de trabalho. Além disso, seu valor varia dependendo do quanto os empreendimentos investem na segurança e na saúde dos seus colaboradores.

Caso não faça ideia do que estamos falando, siga com a leitura do texto. Separamos as principais informações sobre o tema para você.

O que é FAP?

FAP significa Fator Acidentário de Prevenção e é um número utilizado no cálculo da alíquota que as empresas devem pagar para a aposentadoria dos funcionários. Isso levando em conta o grau de acidentalidade que o local e a atividade oferecem.  

Esse fator multiplicador varia de 0,5 a 2,0, de acordo com o número de acidentes ou doenças ocupacionais registradas pela companhia ao longo dos últimos dois anos. Quanto mais eventos protocolados, maior o índice.

Qual a forma correta de calculá-lo?

Para calcular o FAP, é preciso relacioná-lo com o RAT (Riscos Ambientais do Trabalho). As alíquotas deste último dividem-se em três grupos, de acordo com o CNAE do empreendimento:

  • 1%: para atividades cujo risco de acidente do trabalho é leve;
  • 2%: para atividades com risco moderado;
  • 3%: para atividades que possuem um elevado risco de acidente.

A partir daí, basta multiplicar o índice do FAP (0,5 a 2,0) atribuído a sua empresa pela alíquota do RAT. A porcentagem encontrada precisa ser aplicada ao salário pago a cada funcionário. O resultado será o valor em reais que a companhia deve desembolsar mensalmente.

Como o FAP afeta os custos da empresa?

Todo mês, você precisa destinar 20% do salário do seu trabalhador para o INSS, de modo a custear a aposentadoria do mesmo. Esse valor, porém, é descontado do que o funcionário recebe. Em contrapartida, a tarifação do FAP é paga com a verba da própria empresa.

Sendo assim, quanto mais sua companhia oferecer medidas de segurança e se preocupar com a prevenção e o cuidado das pessoas do time, menor será a contribuição do Fator Acidentário a ser paga.

Por outro lado, empresas que registram um número grande de acidentes ou enfrentam muitos afastamentos de funcionário por doenças ocupacionais acabam tendo uma contribuição mais elevada.

Agora que já sabe o que é FAP, que tal investir em segurança do trabalho e reduzir seus custos previdenciários? Entre em contato conosco para obter mais informações.  

Agência Conteúdo

Agência Digital em Recife

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário