3 desafios que empresas devem superar na SIPAT

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Agência Conteúdo em

Empresas que contam com uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, precisam realizar anualmente a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes. 

A SIPAT é um evento obrigatório, que tem como objetivo principal criar uma cultura de prevenção, por meio de divulgação, promoção e orientação das práticas corretas de segurança, para prevenir acidentes e promover a saúde de todos. 

Apesar de muito importante e da obrigatoriedade, sempre há dificuldades a superar, como promover uma maior engajamento de colaboradores. 

Por isso, vamos abordar três dos principais desafios e o que as empresas podem fazer para promover um evento cada vez melhor e conseguir mais engajamento. 

Acompanhe!

3 desafios para superar na SIPAT

1. A mudança de comportamento

Nem sempre o que é visto no treinamento na SIPAT é levado para o dia a dia no trabalho. 

Isso pode acontecer por falha na passagem de conteúdos e informações, por falta de modelos e exemplos, de incentivo e também de monitoramento. 

Para colocar na prática, uma dica é criar ações que resultem na mudança de comportamento: aprendeu na SIPAT, implementa no dia a dia. 

2. O formato do treinamento é importante

O formato tradicional pode estar desgastado. Ninguém mais gosta de horas intermináveis de palestras e debates. 

Por isso, alterar o formato pode gerar mais engajamento. Fazer os colaboradores participarem ativamente do evento é uma forma. 

Por exemplo: abordar determinado assunto por meio de sentenças para que os colaboradores definam, ao final de cada uma, se elas são verdadeiras ou falsas. Para isso, eles ganham placas com V ou F (ou sim ou não). 

Há várias formas de melhorar isso. A gamificação, por exemplo, pode ser um fator decisivo para o engajamento. É como nos jogos. Exemplo: quem mais participa ganha energia e quem menos se manifesta perde. No final, quem tem mais energia armazenada, ganha um brinde. 

3. Atenção às necessidades dos colaboradores

A comunicação entre os colaboradores e o setor de gestão de pessoas é essencial para entender suas necessidades. 

Dessa forma, a definição dos treinamentos para a SIPAT será mais certeira e os colaboradores serão contemplados em suas demandas. 

Esperamos que nosso conteúdo seja útil para você.E se sua empresa ainda não tem sua CIPA, fale conosco! Implantamos e treinamos a CIPA bem como organizamos sua SIPAT.

Agência Conteúdo

Agência Digital em Recife

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário