Entenda o que é o PPRA e para que ele serve

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Agência Conteúdo em

A sigla PPRA significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Ele foi criado a partir da Norma Regulamentadora (NR) 9, e trata de ações, iniciativas e projetos que têm por finalidade tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores, o que possui influência direta em seu desempenho a curto, médio e longo prazo.

Para que serve o PPRA?

O significado da silga PPRA já ajuda a entender do que ela trata: programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ou seja, trata dos riscos que se encontram no ambiente, os quais são diferentes dos riscos ergonômicos, como postura inadequada, levantamento de peso, repetitividade ou de acidentes, como chances de incêndio e explosão, uso de equipamentos sem proteção.

De acordo com o item 9.1.5 da NR 9, são considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos, que são os seguintes, entre outros:

Agentes físicos: formas de energia a que os trabalhadores possam estar submetidos, como vibrações, ruídos, condições anormais de pressão, temperaturas extremas (tanto altas quanto baixas), radiações ionizantes e não-ionizantes, ultrassom e infrassom.

Agentes químicos: produtos, compostos ou substâncias capazes de entrar no organismo por via respiratória, como neblinas, névoas, poeiras, fumos, vapores ou gases, além de outras que, em decorrência da atividade de exposição, possam ser absorvidas pelo organismo tanto pela pele quanto por ingestão.

Agentes biológicos: são os agentes vivos, como vírus, bactérias, protozoários, parasitas, bacilos e fungos.

Quais empresas são obrigadas a implantar o PPRA?

Todas as empresas são obrigadas a implantar o PPRA, independentemente de seu porte, segmento ou quantidade de funcionários. 

O item 9.4.1 da NR 9, que trata das responsabilidades do empregador, afirma que estes devem estabelecer, implementar e assegurar que o PPRA será cumprido como atividade permanente da empresa ou instituição, sem qualquer menção ao seu porte.

Garanta saúde para sua empresa e seus colaboradores

Quando o PPRA é bem elaborado, os agentes de risco serão devidamente controlados, o que significa que os colaboradores poderão trabalhar sem problemas, desde que utilizem os equipamentos de proteção adequados e sigam as orientações da empresa.

O PPRA é indispensável para o correto preenchimento do evento S-2240, Condições Ambientais de Trabalho, do e-Social. A evento S-1060 que contém a tabela de Ambientes de Trabalho é outro exemplo da importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais para o e-Social.

Agência Conteúdo

Agência Digital em Recife

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário