Entenda de uma vez por todas para que serve o Procedimento Operacional Padrão (POP)

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Agência Conteúdo em

Sendo definido como um documento estruturado, no qual são descritas as etapas de um procedimento específico, de forma a padronizá-lo entre todos os colaboradores que executarem tal procedimento.

O POP pode ser criado tanto para processos relacionados à linha de produção quanto aos procedimentos administrativos. Ao segui-lo, os colaboradores realizarão esse processo da forma correta e esperada, diminuindo os riscos no ambiente de trabalho e facilitando a padronização das atividades.

O Procedimento Operacional Padrão é uma ferramenta que garante que um processo será seguido conforme as melhores práticas, pois já foram realizados testes antes da criação da versão definitiva desse documento. Como o motivo mais importante para a utilização do mesmo é a padronização dos procedimentos, isso garantirá mais fluidez nas tarefas do cotidiano, além de evitar desperdícios de material e tempo.

Outro benefício trazido com ele é a facilidade que entrega aos colaboradores no momento de descrição das tarefas em detalhes, diminuindo a necessidade de treinamentos operacionais e mantendo as equipes sempre alinhadas quanto às principais atividades.

Vale lembrar que o Procedimento Operacional Padrão pode ser utilizado em todo e qualquer processo do negócio, como por exemplo no processo de fabricação; atendimento e relacionamento com o cliente e processo de acompanhamento de resultados.

Precisa de consultoria para estabelecer o seu POP e aumentar a assertividade e segurança no ambiente de trabalho? Entre em contato com a Labore!

Agência Conteúdo

Agência Digital em Recife

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário