Entenda qual é a importância de ter uma Consultoria de SST

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Agência Conteúdo em

Atualmente, existem diversas normas regulamentadoras sobre segurança do trabalho que sevem ser seguidas pelas empresas. Afina, à medida que as empresas crescem, aumentam proporcionalmente os riscos ligados à saúde do trabalhador.

Com isso em mente é importante que toda empresa conte com o apoio de uma consultoria de SST (Saúde e Segurança do Trabalho). Para entender mais sobre a consultoria de SST, continue sua leitura e saiba mais.

Como funciona a consultoria?

Oferecendo auxílio para as empresas que não contam com um setor de segurança ou ainda, para as empresas que precisam do apoio suplementar de profissionais especializados para o departamento já existente, a consultoria de SST conta com várias funções dentro de uma empresa, são algumas delas: diversos treinamentos como de uso, conservação e guarda do EPI 9 (Equipamento de Proteção Individual), de segurança e operação de equipamentos e ainda treinamento ergonômico.

Além disso, também é sua função elaborar relatórios de insalubridade, por exemplo. 

É obrigatório contratar uma consultoria de SST?

Esse serviço não é obrigatório para empresas, entretanto, existem diversas normas obrigatórias a respeito de Saúde e Segurança do Trabalho que toda empresa deve seguir.

Uma consultoria de SST tem um conhecimento profundo sobre elas, e ao contar com profissionais com conhecimento específico da área, é possível desenvolver programas que ajudam a prevenir quaisquer danos à empresa e funcionário.

Melhor opção para sua empresa

Ao contratar uma consultoria de SST, a empresa garante o conhecimento específico de Saúde e Segurança do Trabalho que são necessários para manter a segurança e saúde dos seus trabalhadores.

A Segurança do Trabalho se aplica a empresas de todos os segmentos, no entanto, cada um tem suas características e riscos específicos, e uma consultoria irá identificar cada um. 

Além disso, é importante lembrar que implementar normas de saúde e segurança do trabalho aumenta a produtividade da empresa, pois, o número de afastamentos e custos decorrentes de acidentes e doenças ocupacionais diminuem. 

Garanta uma consultoria de SST de qualidade

As normas obrigatórias podem ser muitas, e todas com detalhadas regras, e por esse motivo, muitos empresários acabam por não conhecer algumas delas.

Dessa maneira, é importante a contratação de uma empresa especializada, já que uma consultoria irá executar todo o trabalho voltado para o cumprimento das normas vigentes, não permitindo que a organização sofra penalidades.

Com a consultoria o empresário ainda consegue promover a implementação de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança adequado à realidade de sua empresa e de seu nicho de mercado.

Agência Conteúdo

Agência Digital em Recife

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário