Indenização por acidente do trabalho com morte

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Otniel Barbosa em

De acordo com a OIT, 321 mil trabalhadores morrem a cada ano no mundo vítimas de acidentes no trabalho, Organização Internacional do Trabalho.

É ônus do empregador garantir que a prestação de serviços seja desenvolvida em um meio ambiente de trabalho seguro e saudável, sob pena de ser responsabilizado, caso haja culpa de sua parte no acidente que venha a acontecer com o trabalhador.

Quer saber mais sobre a indenização por acidente de trabalho? Continue sua leitura e confira!

O que é acidente do trabalho?

O acidente do trabalho, de acordo com o artigo 19 da lei nº 8.213/91, é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

É direito do trabalhar e sua família indenização em caso de acidente do trabalho

Caso seja observada a culpa da empresa na morte do trabalhador, a empresa deverá arcar financeiramente pelos danos emergentes, assim como lidar com o ressarcimento das despesas oriundas de tal infortúnio, as quais devem ser indenizadas de imediato e de uma só vez. Incluem as despesas com tratamento médico ou hospitalar, remoção do corpo, funeral, jazigo, dentre outros. As despesas devem ser comprovadas mediante recibos ou notas fiscais.

Quem receberá a indenização e por quanto tempo?

O benefício previdenciário (pensão por morte) será recebido pelos dependentes do segurado falecido em acidente de trabalho, cujo pagamento é de competência do INSS. Vale lembrar que esse pagamento não impede a indenização na forma de pensão mensal a cargo do empregador que tem a obrigação de reparar o dano decorrente de sua culpa.

Além disso, saiba que os filhos que dependiam economicamente do acidentado morto são beneficiários natos da pensão que será devida até o limite de 25 anos de idade, quando se presume que os beneficiários terão concluído sua formação, inclusive em curso universitário.

Conte com a Labore Consultoria

A Labore Consultoria é uma empresa de consultoria e assessoria que atua no segmento de Segurança, Meio-Ambiente e Saúde do Trabalho com excelência no serviço e foco na satisfação e tranquilidade do cliente, promovendo a sustentabilidade do meio-ambiente.

Sempre mantendo a integração entre as áreas de segurança, meio ambiente e saúde do trabalho aos demais ramos da economia, a Labore é referência nessas áreas.

Conduzindo sua caminhada na construção das respostas às questões de segurança, meio ambiente e saúde do trabalho, a Labore Consultoria trata a confiança de seus clientes como um de seus principais valores.

Otniel Barbosa

Diretor da Labore Consultoria. Licenciado em Física pela UFRPE, Master Coach Integral Sistêmico pela FEBRACIS especialista em Desenvolvimento de Empresas e Carreiras, Técnico Em Segurança e Saúde do Trabalho pela ETFPE com 30 anos de atuação no mercado, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Especialista em eSocial, atualmente cursa Engenharia Mecânica pela Uninassau.

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário