O que é SST e qual a importância da Saúde e Segurança do Trabalho?

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Agência Conteúdo em

A Saúde e Segurança do Trabalho, também conhecida como SST, é algo fundamental em toda e qualquer empresa. Porém, embora o assunto seja bastante comentado, há ainda quem não conheça a fundo as normas relacionadas à SST, seus benefícios ou ainda como implementar medidas na sua empresa.

A seguir, vamos responder suas principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Como funciona a SST?

O SST, ou Saúde e Segurança do trabalho é uma série de normas e procedimentos que são exigidos legalmente aos funcionários e a empresa. Essas normas foram criadas com a intenção de minimizar ou até mesmo extinguir qualquer risco de acidente, ou desenvolvimento de doenças que possam ocorrer dentro de uma organização.

É importante saber que essas normas são previstas por lei! De acordo com o artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é determinado que as empresas tenham a obrigação de investir em práticas especializadas em segurança e medicina do trabalho.

Como é possível implementar essa cultura em uma empresa?

Para introduzir a cultura de segurança em sua empresa, saiba que é fundamental compreender o ambiente organizacional, formar um comitê gestor da segurança do trabalho, implantar um sistema de gestão de segurança e monitorar por meio de indicadores de desempenho.

A implementação completa e eficaz dessa cultura em uma empresa deve acontecer de acordo com algumas recomendações essenciais:

– Criar uma política ou sistema de gestão de segurança do trabalho que reflita os valores e princípios organizacionais;

– Desenvolver atividades para que os trabalhadores se envolvam com rotinas ou práticas de segurança do trabalho;

– Estabelecer um programa de formação contínua dos trabalhadores e gestores da empresa;

– Fornecer informações sobre os riscos que são expostos os trabalhadores e os mecanismos adequados para diminuir a exposição ou atitudes de prevenção de acidentes de trabalho;

– Construir um plano de ações preventivas e proativas para a segurança do trabalho. E manter sempre atualizada um plano de controle para emergências ou acidentes de trabalho;

– Informar e fornecer um feedback sobre ações tomadas e resultados da organização com a segurança do trabalho.

Entenda a importância da Saúde e Segurança do Trabalho

Segundo um levantamento realizado em 2019 pela Previdência Social, a cada ano o Brasil registra 700 mil casos de acidentes que ocorrem em ambientes corporativos. Estatísticas reunidas pela agência OIT mostram que diariamente são registrados 7.500 óbitos por causas das condições inadequadas do ambiente de trabalho.

Para reverter essa situação e oferecer melhores condições de vida para todos os trabalhadores, a SST deve ser seguida com rigor, além de ser respeitada todos os dias por todos os colaboradores da empresa.

Agência Conteúdo

Agência Digital em Recife

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário