Passo a passo da implementação da ISO 9001

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Agência Conteúdo em

Dentro do serviço de Consultoria em Qualidade da SMS Labore você encontra auxílio para a implementação na norma ISO 9001.

Para te ajudar a entender melhor do que se trata este serviço e o que significa a implementação desta norma na qualidade do trabalho do seu negócio, trouxemos um conteúdo explicativo com o passo a passo.

Está curioso? Venha conferir!

O que é a norma ISO 9001?

Você pode não saber o que significa a ISO 9001, mas é possível que já tenha escutado sobre o assunto, já que muitas empresas buscam esta certificação. Isso porque esta é uma norma técnica internacional para implantar regras e diretrizes na empresa, buscando a melhoria dos processos e da qualidade.

Uma definição fácil de compreender é que a ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade, sua implementação ajuda a melhorar o seu negócio, sendo um investimento importante. A norma permite que seu negócio tenha mais qualidade com seus produtos e serviços.

De forma geral, a ISO 9001 une técnicas para padronizar procedimentos relacionados a produtos e serviços. O objetivo da norma é a gestão da organização, sendo implementada de acordo com a certificação.

Vantagens da ISO 9001 para o seu negócio

Entre os principais benefícios que a norma pode trazer para o seu negócio, temos:

  • Melhora na organização interna
  • Redução de custos do seu negócio
  • Aumento da credibilidade do negócio
  • Padronização de processos
  • Aumento das suas vendas
  • Garantia de um diferencial competitivo
  • Melhora na satisfação dos seus clientes

Passo a passo para a implementação da Norma ISO 9001

A primeira coisa importante a entender é que a ISO 9001 pode ser implementada em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho e quantidade de clientes.

O que muda nos diferentes casos é que cada empresa tem um nível de maturidade, que deve ser levado em consideração no momento da implantação da norma. Existem alguns passos para serem seguidos, e trouxemos a lista para te ajudar.

1. Primeiro, é preciso definir o método de implementação.

Existe o método convencional, pelo qual o consultor faz visitas presenciais à empresa. Existe também o processo de compartilhamento de consultorias e a opção de sanar dúvidas diretamente por meios digitais.

2. Depois, vai ser necessário analisar o sistema de gestão.

Isso porque, ao analisar o sistema de gestão, será possível verificar quais são os requisitos da ISO 9001 que já são atendidos e quais os pontos que precisam de melhoria.

3. A seguir, deverá delimitar a equipe de implantação.

Após isso, será planejado e envolvido os colaborares envolvidos no processo.

Para saber mais sobre o processo de implementação na Norma ISO 9001, entre em contato com a Labore!

Agência Conteúdo

Agência Digital em Recife

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário