CIPA. Saiba mais sobre o que é e o que faz.

Compartilhar:

Categorias:

Tags:,

Publicado por Otniel Barbosa em

O QUE É A CIPA

CIPA
CIPA – UMA IDEIA LEGAL

CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Se você trabalha em alguma empresa privada certamente já deve ter ouvido falar na Comissão interna de Prevenção de Acidentes. Dentro das empresas essa comissão é uma importante ferramenta na Promoção da Segurança do Trabalho.

LEGISLAÇÃO
LEGISLAÇÃO

A Base Legal para a CIPA

Segundo a CLT em seu artigo 163 e a NR-05 a formação da Comissão Interna de prevenção de Acidentes é obrigatória para a maioria das empresa com 20 ou mais empregados, entretanto as empresas com menos de 20 empregados não são obrigados a organizar essa comissão, todavia ainda devem treinar um trabalhador em prevenção de acidentes.
Quando a empresa contrata um novo funcionário ela deve realizar um treinamento introdutório. Dessa forma terá um momento onde devem ser apresentadas regras básicas sobre segurança do trabalho e certamente se fala sobre a CIPA.

Como são chamados os membros da CIPA e quais suas responsabilidades

As pessoas que fazem parte da CIPA são comumente denominadas de cipeiros. Esse grupo de pessoas visam a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Portanto procuram conciliar a atividade no trabalho com a prevenção de acidentes a preservação da saúde e do meio ambiente de trabalho.
Todavia, a função dos cipeiros não é ficar vigiando os outros. Sendo assim sua função é observar no ambiente de trabalho os pontos relacionados a saúde e segurança.

Os cipeiros participam de reuniões onde tudo fica registrado em atas. Desta maneira tem-se uma base para estabelecer planos de ação para prevenção de situações de risco. Sempre que um cipeiro identifica uma situação de riscos é sua obrigação relatar imediatamente a seus superiores para que tomem as providencias cabíveis.
Assim também caso ocorram acidentes os cipeiros também devem ajudar a providenciar atendimento médico e acompanhamento para o acidentado bem como auxiliar a empresa no preenchimento da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Prevenção de acidentes é uma responsabilidade de todos.

A segurança do trabalho não é responsabilidade apenas dos cipeiros por isso é muito importante que o Mapa de riscos seja conhecido por todas as pessoas dentro da empresa.

Organize a CIPA de sua Empresa

A Labore Consultoria possui um equipe de profissionais qualificados para organizar a CIPA de sua empresa.

Otniel Barbosa

Diretor da Labore Consultoria. Licenciado em Física pela UFRPE, Master Coach Integral Sistêmico pela FEBRACIS especialista em Desenvolvimento de Empresas e Carreiras, Técnico Em Segurança e Saúde do Trabalho pela ETFPE com 30 anos de atuação no mercado, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Especialista em eSocial, atualmente cursa Engenharia Mecânica pela Uninassau.

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário