Médico Coordenador do PCMSO: Você Precisa? 

Compartilhar:

Categorias:

Tags:, , , , , ,

Publicado por Otniel Barbosa em

Médico Coordenador do PCMSO: Sua empresa precisa? 

Sua empresa possui médico coordenador do PCMSO?

Muita gente nem sabe o que é Médico Coordenador do PCMSO, ainda assim essa figura existe e tem muita empresa que precisa contratar.

Se você não sabe o que é, ou se tem dúvidas sobre a necessidade de contratar um. Com toda a certeza esse post é para você.

 O Que É O Médico Coordenador do PCMSO.

Só para exemplificar: Quando vou ao meu médico fazer uma revisão, geralmente recebo uma lista de exames a serem realizados.

Logo após realizados esses exames, volto para apresentar os resultados ao médico que os analisa e vez por outra diz: “Procure um especialista em…”

Assim, depois de passar pelo especialista costumo voltar ao médico para deixá-lo informado de tudo que aconteceu.

Como disse acima trata-se de meu médico.

O profissional que acompanha e monitora minha saúde fazendo a comparação de meus exames atuais com os exames passados e observando a evolução desses resultados.

Similarmente, o médico coordenador faz a mesma coisa com a saúde do trabalhador de sua empresa.

Portanto, ele faz o monitoramento da saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho.

 

Quem Determina Que A Empresa Deve Contratar Um Médico Coordenador Para O PCMSO

Segundo a NR-7 é obrigação do empregador contratar um médico coordenador para o PCMSO.

Portanto, segundo a mesma NR as obrigações do médico coordenador são:

  1. realizar os exames ocupacionais ou encarregar outro médico familiarizado com os princípios da patologia ocupacional e suas causas, bem como com o ambiente, as condições de trabalho e os riscos a que está ou será exposto cada trabalhador da empresa a ser examinado;
  2. se encarregar dos exames complementares a  profissionais e/ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados.

Outrossim, uma atribuição muito importante do médico coordenador é a guarda dos prontuários clínicos ocupacionais de cada funcionário da empresa por um período de 20 anos.

Havendo alguma demanda judicial, em torno da saúde de um funcionário, o médico coordenador do PCMSO pode ser acionado pelo juiz.

Neste caso terá que apresentar o prontuário clínico individual ao médico perito que auxiliará o juiz a proferir a sentença sobre a demanda.

Toda Empresa É Obrigada a Contratar Um Médico Coordenador Para seu PCMSO?

Não. A NR-7 em seu item 7.3.1.1 determina que:

As empresas de grau de risco 1 e 2 com até 25 funcionários e as de grau de riscos 3 e 4, segundo os quadros da NR-4, com até 10 funcionários, são desobrigadas de constituir médico coordenador.

Se você não sabe qual o grau de risco de sua empresa veja nesse tutorial como determiná-lo.

E O Relatório Anual Do PCMSO?

A emissão do relatório anual do PCMSO é uma outra importante obrigação do médico coordenador do PCMSO.

Porém, se sua empresa é desobrigada de contratar médico coordenador também será desobrigada de elaborar o relatório anual do PCMSO

o eSocial do Governo federal é um program do Governo federal

eSocial do Governo Federal

Como Isso Vai Aparecer No eSocial?

Com efeito, a Receita Federal já possui a relação das empresas obrigadas a indicar médico coordenador do PCMSO.

A fiscalização desse item de SST no eSocial é automática.

Caso a empresa deixe de informar os dados do médico coordenador do PCMSO no evento S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador), inegavelmente a receita Federal detectará a falha.

Portanto, deixar de prestar essa informação ao eSocial ou prestá-la de forma equivocada, pode provocar uma fiscalização em toda a documentação de SST da empresa nos últimos 5 anos.

Leia mais sobre PCMSO em nosso artigo: Entendendo melhor o PCMSO

A LABORE CONSULTORIA elabora e presta os serviços de coordenação e elaboração do PCMSO. Acesse nosso site e solicite um orçamento.

 

Otniel Barbosa

Diretor da Labore Consultoria. Licenciado em Física pela UFRPE, Master Coach Integral Sistêmico pela FEBRACIS especialista em Desenvolvimento de Empresas e Carreiras, Técnico Em Segurança e Saúde do Trabalho pela ETFPE com 30 anos de atuação no mercado, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Especialista em eSocial, atualmente cursa Engenharia Mecânica pela Uninassau.

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário