O que é EPI e qual a importância para sua empresa?

Compartilhar:

Categorias:

Publicado por Agência Conteúdo em

Toda empresa precisa cuidar da segurança dos seus funcionários, e uma das formas de fazer isso é garantindo o uso de um bom EPI. Mas, afinal, você sabe o que é EPI? Já parou para pensar quais tipos de função exigem a utilização desse tipo de equipamento?

Ao longo deste texto, vamos esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto. Tudo de maneira simples e objetiva. Até porque quem tem uma empresa para gerenciar não pode perder tempo. Desse modo, venha com a gente, pois a leitura de hoje vai valer a pena!

O que é EPI?

EPI é abreviatura utilizada para Equipamento de Proteção Individual. Ou seja, utensílios que têm como objetivo principal proteger o trabalhador de qualquer risco relacionado à determinada função profissional.

Entre os EPI’s mais comuns estão capacetes, protetores auriculares e botas. Porém, a lista é bem maior e varia dependendo do tipo de ameaça que que esteja envolvida na atividade da empresa.

Por que uma empresa deve se preocupar com o uso de EPI?

Cuidar da integridade física dos funcionários é algo com que todo gestor deve se preocupar enquanto cidadão. Todavia, para além da consciência social, o uso do EPI é obrigatório por lei para várias empresas. Inclusive, existe uma legislação específica para isso: a NR 06.

Quando o EPI é obrigatório?

Para saber se a companhia na qual atua precisa investir em EPI, é necessário elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) do local. A partir dele, serão identificados os possíveis riscos que se encontram no ambiente de trabalho e definidas medidas de prevenção para cada um deles. É aqui que entra, entre outros recursos, o equipamento de proteção individual.

EPI e a NR 06

A Norma Regulamentadora 06 trata especificamente sobre o que é EPI, quais suas aplicações, quais são as obrigações da empresa e do funcionário em relação ao uso desses equipamentos, entre outras questões. Portanto, é indispensável que você leia tal documento com bastante atenção.

Quais os tipos de EPI?

Os EPI’s dividem-se, basicamente, em oito tipos, levando em conta a proteção que oferecem:

  1. para cabeça;
  2. contra quedas;
  3. para proteção de pés e pernas;
  4. ocular e facial;
  5. auditivo;
  6. para proteção de mãos e braços;
  7. para proteção da região do tronco;
  8. respiratórios.

Bem, agora você já sabe o que é EPI e como ele é importante. Então, que tal contar com a ajuda da nossa consultoria para implementar o uso dos equipamentos de proteção na sua empresa? Fale com um de nossos consultores sem compromisso.

Agência Conteúdo

Agência Digital em Recife

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário