Quando Enviar um S-2220 ao eSocial

Compartilhar:

Categorias:

Tags:, , , ,

Publicado por Otniel Barbosa em

O eSocial possui 3 eventos de SST, o S-2210, S-2220 e S-2240. Neste artigo vamos falar quando você deve envia o evento S-2220. Ele fala sobre o Monitoramento da Saúde do Trabalhador.

Regra Geral Para Enviar o S-2220

Enviar um S-2220 sempre que for emitido um ASO, Atesado de Saúde Ocupacional é a regra geral. Portanto, essa condição nos remete a uma outra situação. Saber quando o ASO deve ser emitido. Sendo assim, três situações mais comuns são:

1. Na admissão do trabalhador.

Ao admitir um trabalhodor ele deverá então fazer um exame admissional. Desa maneira, antes da admissão do trabalhador esse exame dever ser realizado.

Sendo assim, um S-2220 devera ser gerado e enviado ao eSocial sempre que o trabalhador for admitido.

Envio do S-2220

2. Na realização do exame periódico.

O exame periódico deve ser realizado conforme definido no PCMSO. (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) será elaborado conforme definido na NR-07. A princípio não é possível afirmar qual a periodicidade deste exame sem consultar o PCMSO. Toda via, os prazos mais comuns são de 12 e 24 meses. Esse prazo depende dos riscos indicados no PGR. Contudo a palavra final é sempre da médica responsável pelo PCMSO.

No caso do exame periódico, o S-2220 deve ser enviado em conformidade com a periodicidade indicada no PCMSO.

3. Na demissão do trabalhador.

Ao contrario do exame periódico e admissional, nem todas as vezes que um trabalhador é demitido precisamos emitir um S-2220. A explicação é simples: O exame demissional só é obrigado em duas situação:

a) Após 89 dias para as empresas de grau de risco 1 e 2;

b) 134 dias para as empresas de grau de riscos 3 e 4.

Sendo assim, não sendo emitido um ASO não será necessário enviar um eventos-2220.

Toda via apesar do que diz o texto legal temos uma opinião digerente. Recomemdamos realizar o exame demissional sempre que o trabalhador é demitido. Isso é fundamental quando ele exercer atividades em ambientes com riscos à sua saúde de acordo com o PGR da empresa.

Em suma é importante saber que o evento S-2220 deve ser enviado até o dia 15 do mês subsequente à sua realização. Deixar de atender esse prazo pode causar sérios problemas.

O envio do S-2220, no caso de demissão, deve ser feito antes que a informação de desligamento do trabalhador seja enviada ao eSocial. Desse modo o envio do evento S-2220 retornara com um erro.

Quem pode enviar o S-2220.

Com efeito, a LABORE CONSULTORIA tem uma equipe técnia treinada pra realizar o envio dos S-2220 de sua empresa.

Click aqui e deixe sua menssagem

Otniel Barbosa

Diretor da Labore Consultoria. Licenciado em Física pela UFRPE, Master Coach Integral Sistêmico pela FEBRACIS especialista em Desenvolvimento de Empresas e Carreiras, Técnico Em Segurança e Saúde do Trabalho pela ETFPE com 30 anos de atuação no mercado, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Especialista em eSocial, atualmente cursa Engenharia Ambietnal.

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário