ASO admissional. Entenda sua importância.

Compartilhar:

Categorias:

Tags:, , , ,

Publicado por Otniel Barbosa em

Frequentemente recebemos ligações de empresas querendo fazer o ASO admissional de um empregado. Mas antes de atende-las sempre perguntamos: Sua empresa possui o PCMSO. E muitas vezes esse empresário procura outra consultoria para atende-lo.

Qual a importância do exame admissional e qual sua relação com o PCMSO?

 Primeiramente, antes de responder essa pergunta vamos entender o que significa ASO e quando ele deve ser emitido.

PCMSO

ASO é a sigla para Atestado de Saúde Ocupacional. Portanto, trata-se de um laudo médico que atesta se um trabalhador se encontra apto ou inapto para determinada atividade. Portanto o ASO deve fazer parte do processo de seleção de todo novo empregado.

Quando realizado dentro do processo de admissão o ASO é emitido como resultado do exame admissional. Segundo a NR-7 esse exame dever ser realizado antes que o trabalhador inicie suas atividades.

Um exame admissional, feito com qualidade, pode evitar que o empregador admita um novo funcionário que possua uma doença ocupacional assim como do trabalho adquirida em outra empresa. Se esse exame for mal feito um trabalhador com problemas na coluna, ou perda auditiva, ou qualquer outra patologia ocupacional seja admitido como sadio.

Por outro lado, um Exame Admissional, feito de qualquer maneira, às pressas, sem qualidade, pode declarar como apto um empregado portador de alguma doença ocupacional ou do trabalho.

Com efeito, ao ser considerado apto o empregado tem em suas mãos um documento, o ASO admissional, que lhe atesta ter sido admitido com a saúde perfeita. Sem dúvida, o ASO admissional que deveria proteger o empresário agora é um prova contra ele.

justiça
A Justiça e cega.

Não raramente empregados, mal-intencionados, valem-se desse documento para processar o empregador afirmando que adquiriram a doença trabalhando na empresa, pois como foi atestado em seu ASO admissional ele não possuía nenhuma doença ao ser admitido na empresa.

EXAMES COMPLEMENTARES NO ASO ADMISSIONAL

Além da avaliação clínica, dependendo da atividade da empresa, no exame admissional podem ser exigidos alguns exames complementares.

Então, os exames complementares, como seu próprio nome sugere, são utilizados para completar a avaliação clínica, feita nos exames ocupacionais, e investigam a existência de patologias associadas aos riscos ambientais presentes no ambiente e atividade do trabalhador e identificados no PPRA da empresa.

Exames Complementares

Só para exemplificar, é comum recomendar-se para trabalhadores expostos a ruído a realização de audiometria, ou ainda, para trabalhadores expostos a poeira recomendar-se a realização de exames como espirometria e Raio-X do tórax.

Assim, esses exames complementares estarão indicados no PCMSO, Programa de Controle Médico Ocupacional, de sua empresa.

Encontramos muitos questionamentos sobre a necessidade de realização de determinados exames complementares. Muitos empregadores querem fazer apenas o exame clínico. Contudo, destacamos que a NR-7 possui dois quadros onde são relacionados diversos riscos ambientais e a indicação do respectivo exame complementar que deve ser feito.

Muitos empregadores desconhecem todos esses detalhes e desavisadamente deixam de elaborar o PCMSO de suas empresas. Decerto esse desconhecimento os leva a realizar um exame admissional de má qualidade.

O ASO AVULSO

O chamado ASO avulso, aquele feito sem amparo de um PCMSO, e consequentemente sem qualquer exame complementar, é uma pratica que tem gerado muitos prejuízos a micro e pequenos empresários que surpreendidos por reclamações trabalhista alegando adoecimentos inexistentes não possuem qualquer argumento de defesa. O ASO que deveria ser sua maior proteção é a principal peça da acusação que lhe é feita.

Saiba mais sobre PCMSO nesse artigo: Entendendo melhor o PCMSO.

Você também vai gostar de ler sobre os 7 erros que devem ser evitados em um ASO

Sua empresa possui o PCMSO?

Como é feito exame admissional de sua empresa? Ele é baseado no PCMSO?

Otniel Barbosa

Diretor da Labore Consultoria. Licenciado em Física pela UFRPE, Master Coach Integral Sistêmico pela FEBRACIS especialista em Desenvolvimento de Empresas e Carreiras, Técnico Em Segurança e Saúde do Trabalho pela ETFPE com 30 anos de atuação no mercado, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Especialista em eSocial, atualmente cursa Engenharia Mecânica pela Uninassau.

Posts relacionados

Ainda não tem comentários neste post

Deixe o seu comentário